"O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente". (Texto budista)

sábado, 13 de junho de 2009

O DESAFIO...

Olá! Sou professora do ensino fundamental a quase dez anos. Não sei se saberia fazer outra coisa na vida, que não fosse a de ser mestre. Minha vivência me permitiu trabalhar em quase todos os patamares da educação (profª de educação infantil, profª de classe especial, profª de jovens e adultos do 1º segmento do ensino fundamental, profª de jovens e adultos do 2º segmento do ensino fundamental, profº do ensino médio do TELE CURSO 2000, secretária de escola, bibliotecária, profª de reforço e profª dos anos iniciais do ensino fundamental...) ufa!!!
Observando esses anos de profissão, sempre faço reflexões de como é complicada e adorável nossa vida.
Explico:
Complicada - Trabalhos jornadas de trabalhos, na maioria das vezes, tripla, tendo em vista que nosso salário é relativamente baixo, se comparado a outros países. Convivemos ainda com a falta de material e espaço físico. Sendo nosso salário a baixo do patamar, temos que tirar do próprio bolso para comprarmos livros, fazermos cursos, etc... Com tanta adversidade, ainda:
Adorável - Temos em nossas mãos, todos os dias, o futuro. Formamos o caráter, preparamos para a vida. Estamos, literalmente, com as sementinhas do amanhã. E sem querer, de alguma maneira, nos imortalizamos nas "pessoinhas" que nos rodeiam.

Amooooooooooo essa profissão...

3 comentários:

  1. Andrea,continua teu blog. Adoro pessoas, que amam o que fazem, no nosso caso, SER PROFESSORA.
    Obrigada pelo teu comentário. Que bom que usaste em aulas, o que eu pesquisei.
    Este é o objetivo. Que a leitura, seja interessante, para comentários em sala.
    realmente, ser professor é um desafio, e uma aventura!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Andreia,parabéns pela sua profissão, digna de aplausos e admiração.
    Estamos caminhando para o reconhecimento desta importantíssima profissão para o futuro do País, a passos de tartaruga, mas os nossos governantes estão abrindo os olhos para ver que todos os problemas do Brasil hoje em dia tem origem na educação. Quando resolverem investir na educação, escolas decentes e suficientes, professores bem remunerados, acabarão os problemas no futuro.
    parabéns por estár contribuindo com tanta dedicação e amor a sua profissão.
    abraços
    atenciosamente
    Miguel

    ResponderExcluir
  3. Boa noite sou enteado da gis, e como acabei de me formar em letras, é uma realidade cruel ser professor, talvez pela minha pouca experiência na área da licenciatura, ser professor é duma responsabilidade de formação intelectual, e de sempre construir um processo assimilável de aprendizagem quase que impossível, quase. Mas como não quero fazer parte dessa área profissional, te dou meus parabéns pela escolha. Boa sorte e reconhecimento.

    ResponderExcluir